No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
A válvula EGR é um dispositivo localizado entre os coletores de admissão e escape, cuja principal utilização é fornecer a recirculação dos gases de escape .
Graças à válvula EGR, parte dos gases de escape são reutilizados para direcioná-los de volta à câmara de combustão. Esta função da válvula EGR visa reduzir a temperatura de combustão, para que sejam gerados gases menos poluentes .
A colocação desta válvula em todos os motores diesel e em muitos motores a gasolina não é um capricho dos fabricantes. São realmente as regulamentações ambientais que exigem esses sistemas de recirculação que tentam minimizar a expulsão de gases tóxicos para o exterior gerados pelos veículos atuais.
O funcionamento básico da válvula EGR baseia-se, por definição, na maior ou menor abertura da válvula, dependendo de uma série de parâmetros como a pressão no pedal do acelerador, a temperatura ou as rotações do motor. Desta forma, entra uma maior ou menor quantidade de gases de escape.
Como a combustão gera carbono, é possível que esse dispositivo acumule um excesso de carbono que acabe entupindo a válvula . Isso geralmente acontece quando os gases de recirculação não estão se movendo com pressão e velocidade suficientes ou por tempo suficiente.
Nesses casos, o carbono faz com que a válvula EGR fique suja ou até fique presa.
Geralmente acontece quando um veículo está apenas circulando na cidade, pois o EGR só funciona quando o motor está quente e o pedal do acelerador é levemente pressionado .
Viagens curtas na cidade não ativam a recirculação e o carvão é depositado no coletor de admissão e no restante dos dutos até que a válvula esteja entupida.
Quais poderiam ser os sintomas de uma válvula EGR entupida? As falhas de entupimento podem fazer com que a válvula fique totalmente aberta ou totalmente fechada. De uma forma ou de outra, o motor sofreria com problemas de combustão:
Tendo em mente que uma válvula EGR presa é uma das falhas mais comuns nos carros durante o período de garantia, em muitos casos será suficiente limpar a válvula de carbono para que ela funcione corretamente novamente .
No caso de válvulas mecânicas, a limpeza é relativamente simples. No entanto, os eletrônicos são difíceis de limpar, por isso é comum substituí-los.
Por outro lado, também existem lendas urbanas que recomendam o bypass da válvula. É muito comum ler em muitos fóruns da Internet nos quais é recomendável desconectá-lo.
Mas o que acontece se a válvula EGR for desviada? Você não obterá mais potência ou reduzirá o consumo de combustível, mas fará com que seu carro polua mais. Portanto, a anulação não faz sentido .
No nosso site pode encontrar uma vasta gama de válvulas EGR a um preço muito competitivo.
Se tiver alguma dúvida sobre a sua limpeza ou substituição, pode contactar-nos.