Esta empresa não tem respeito pelo consumidor, nem seriedade. Os amortecedores recebidos não são os indicados para o veiculo em causa. Foi solicitada a devolução do artigo á Endado, pediram a morada de recolha e até hoje remeteram-se ao silêncio, não fazendo a recolha dos amortecedores. Neste momento estou a apresentar queixa no Portal da Queixa em Portugal e na Resolução de Litígios em Linha da UE, estando a aguardar o desenvolvimento do processo. As compras online regem-se pela confiança que as plataformas online nos dão e quando se perde a confiança num site online, a empresa só tem uma solução, fechar o site.
Não posso avaliar porque não foram estes que recebi.
Conforme previsto e anunciado. Excelente
Produto original
Os amortecedores traseiros – tal como acontece com os dianteiros – são peças de desgaste cuja missão principal é a de absorver as irregularidades da estrada, para que a viagem seja mais confortável para os ocupantes do veículo.
Além disto, os amortecedores também têm uma segunda missão, quase tão importante como a primeira: manter a estabilidade do carro, para evitar possíveis perdas de controlo em circunstâncias extremas.
Visto tratarem-se de peças de desgaste, com o seu uso contínuo podem perder eficácia. E se o amortecedor traseiro deixar de cumprir a sua missão, é possível que o carro perca estabilidade.
Por essa razão é importante fazer a sua revisão num determinado tempo, sobretudo quando circular com eles aproximadamente uns 30.000 quilómetros.
De qualquer forma, a partir dos 60.000 quilómetros deverá ter maior cuidado e proceder à revisão do estado dos seus amortecedores com maior frequência. Estes são os sinais que indicam que chegou o momento de os mudar:
Mas o sintoma-chave deve ser vigiado com o carro parado: empurre vigorosamente com as suas mãos a esquina do porta-bagagens ou do capô para baixo. Ao regressar ao seu estado natural, a carroçaria deve subir num movimento uniforme. Em caso de o fazer oscilando ou saltando, é evidente que chegou o momento da substituição.
A mudança dos amortecedores não é uma tarefa fácil. Portanto, só deve fazer a substituição se conhecer perfeitamente todo o processo.
Depois de ter tirado a roda, o primeiro a fazer é desmontar o eixo e a torre. Depois de libertadas ambas as peças, pode tirar-se o amortecedor soltando os parafusos do suporte.
O amortecedor deve ser retirado com cuidado, para não roçar ou golpear outras peças.
O amortecedor deve estar fixado a uma bancada de trabalho para que seja operado com maior comodidade.
Nunca retire o amortecedor se antes a mola não estiver completamente comprimida.
Após lubrificar bem o tubo deve começar-se por fixar o topo depois de afrouxar ligeiramente a mola.
Depois do amortecedor estar montado, há que voltar a colocá-lo no seu lugar. Para isso, siga o procedimento inverso ao explicado no primeiro passo.
Se a barra estabilizadora não lhe permitir colocar o amortecedor, aperte-a um pouco com uma alavanca.
Na Endado encontrará uma ampla oferta de amortecedores traseiros a um preço muito económico. E o melhor de tudo é que se dispuser dos utensílios necessários pode montá-los por si mesmo e baixar ainda mais a factura.
De qualquer modo, se na altura de escolher qual é o mais adequado para o seu carro tiver alguma dúvida a respeito da peça ou da sua instalação, o nosso mecânico de serviço terá todo o prazer em ajudá-lo pelo telefone +34 91 661 02 06 ou por e-mail através do endereço info@endado.com.