Bom produto
Qualidade comprovada. Recomendo.
5 estrelas
Bom produto
Boa qualidade e bom preço. Está aplicado sem diluição, trabalha na performance. Recomendo
Os carros estão pensado para circular em todo o tipo de condições e em intervalos muito amplos de temperatura ambiental. Podem circular por um deserto com 50ºC à sombra ou por uma estrada gelada a -9ºC.
Para suportar umas temperaturas tão extremas, o veículo deve utilizar um sistema de refrigeração que mantenha o motor à temperatura de serviço, em qualquer condição climatérica.
Por isso o líquido anticongelante é muito importante, já que se encarregará tanto de refrigerar o motor, como de evitar que a água do circuito de refrigeração se congele se a temperatura baixar muito.
Apesar do que muitos pensam, é no verão que se gasta mais e se degrada o líquido anticongelante, já que a sua função principal é refrigerar o motor, para que este não aqueça demasiado.
O que acontece é que se chama anticongelante ao líquido refrigerante, devido ao facto de também incorporar uma série de compostos químicos —como o etilenglicol— destinados a baixar o ponto de solidificação de todos os líquidos que fazem parte do circuito de refrigeração do motor. Dessa forma, consegue-se reduzir o ponto de congelamento do sistema.
Portanto, uma das funções do anticongelante para carro, juntamente com a refrigeração do motor, é evitar o congelamento do sistema.
Juntamente com o acima, o anticongelante também evita a corrosão dos elementos metálicos que fazem parte do sistema de refrigeração.
Embora os mais usados hoje em dia sejam o anticongelante G12 e o orgânico, convém que saiba que líquido anticongelante usar:
Depois de ler isto é possível que ainda tenha algumas dúvidas, pois em muitos fóruns da Internet fala-se de rosa, azul ou verde. Isto não é mais do que uma tinta para identificar o produto, mas não tem qualquer associação à concentração de anticongelante.
Para que não perca propriedades convém mudar o líquido refrigerante do carro a cada 40.000 quilómetros, ou 2 anos.
Para a substituição, deve-se esvaziar completamente o circuito abrindo o parafuso de esvaziamento. É conveniente, para que não existam restos de anticongelante antigo, que limpe bem o circuito com uma pistola de água de pressão.
Depois disso, fecha-se o parafuso de esvaziamento e deve-se encher com novo líquido até superar as marcas do mínimo, mas sem se exceder a do máximo.
A substituição do líquido anticongelante é muito fácil de levar a cabo.
Portanto, se está a pensar em fazê-lo por si mesmo pode comprar as suas garrafas de líquido refrigerante na Endado.
Tenha em conta que o preço do anticongelante varia em função das distintas marcas e concentrações, pelo que se tem dúvidas sobre que anticongelante comprar consulte o manual de instruções do seu veículo.
Se ainda não tem ideias claras, também pode contactar o nosso mecânico pelo +34 91 661 02 06 ou enviando um e-mail para info@endado.com.