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Devido ao movimento do próprio motor, é necessário sincronizar a distribuição com o virabrequim.
Enquanto os pistões se movem verticalmente quando ocorre a combustão no cilindro, o virabrequim é responsável por transformar esse movimento em circular. E graças ao kit de distribuição, este movimento circular é utilizado para acionar as diferentes válvulas que controlam a fase de admissão e escape .
O kit de distribuição consiste essencialmente em uma correia dentada.
Essa correia dentada é movida pelas rodas dentadas do virabrequim para controlar a polia da árvore de cames, bem como a polia da bomba injetora dos motores diesel e a bomba d'água.
Portanto, o kit de distribuição não é composto apenas pela correia dentada, mas também pelos rolos tensores, rolos de enrolamento, arruelas, parafusos, porcas,... Mesmo em alguns modelos, o kit de distribuição também inclui a bomba de água .
Por serem peças elásticas que se desgastam, a vida útil do kit de distribuição é limitada.
A rotação do motor e a grande energia que ele transmite podem fazer com que a correia se solte ou alguma vedação perca suas propriedades. Por esta razão, é necessário mudar os componentes de tempos em tempos.
Além disso, se a correia quebrar ou parar de engatar as rodas dentadas do virabrequim por falta de tensão, o motor poderá sofrer danos irreversíveis . É por isso que, embora muitas pessoas tentem alongar os períodos de manutenção, é uma questão que nunca deve ser adiada.
Por outro lado, embora você possa ficar tentado a substituir apenas as peças mais desgastadas, é sempre conveniente substituir todo o kit ao mesmo tempo.
Nem todos os carros têm os mesmos tipos de distribuição.
Os diferentes tipos de manutenção a serem realizados derivarão desses tipos de kits de distribuição.
Esta é a forma mais comum de distribuição. Por ser um elemento feito de borracha sintética e fibra de vidro, o desgaste após 80.000 quilômetros pode ser perceptível (a mesma correia não deve ser conduzida por mais de 120.000 quilômetros).
Por ser feita de materiais metálicos, a corrente dura muito mais que a correia dentada . No entanto, mesmo que a manutenção demore muito mais, é possível que a corrente se estique e se alongue, o que aumentaria consideravelmente o ruído do motor.
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E se você tiver dúvidas sobre qual é o modelo de kit de distribuição correto ou precisar de algum esclarecimento adicional, entre em contato conosco sem compromisso. Ficaremos felizes em ajudá-lo.