No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
No disponivel
peça com defeito e sem receber a devolução do dinheiro
A correia dentada é um elemento elástico que se destina a transmitir a energia mecânica que vem da cambota para a árvore de cames , com a intenção de sincronizar o movimento gerado pelo motor de combustão interna de 4 tempos.
Após a combustão ocorrer dentro do cilindro, os pistões começam a se mover, acionando o virabrequim. A correia deve transmitir o movimento gerado no virabrequim para que as válvulas de admissão e escape abram e fechem em ritmo .
Além disso, na maioria dos motores, a correia dentada também é responsável por acionar as bombas de óleo e refrigerante.
De uma forma ou de outra, o movimento do virabrequim deve ser transmitido ao eixo de comando. Mas isso não precisa necessariamente ser feito com uma correia de acionamento pneumática. Em alguns carros, a correia dentada é substituída por uma corrente de distribuição .
O curioso é que muitos vendedores usam esse detalhe mecânico como argumento de venda, apontando que esse tipo de transmissão carece de manutenção.
Isso não é totalmente verdade: apesar de a corrente de distribuição durar toda a vida, também é necessário checá-la de tempos em tempos para evitar folgas e desgaste dos tensionadores.
Embora existam carros sem correia dentada, estes não estão isentos de manutenção. De fato, existem fabricantes que recomendam trocar a corrente em 200.000 quilômetros.
Por ser um elemento pneumático e flexível —e, portanto, sujeito a deterioração e envelhecimento—, a grande dúvida de muitos motoristas é saber quando trocar a correia. Os possíveis danos ao motor, caso a correia se quebre, são muito graves.
Por esta razão, você deve estar muito atento ao seu estado e realizar a manutenção correta.
Embora seja difícil definir um termo genérico, podemos dizer que as correias de distribuição chegam a durar em ótimas condições de 80.000 a 150.000 quilômetros . Essa grande diferença depende fundamentalmente do tipo de motor, bem como do fabricante que fez a correia.
Mas esse período é destinado a motoristas que dirigem muito com seu carro. Se no seu caso você é daqueles que pouco utiliza o veículo, tenha em mente que o envelhecimento dos materiais da correia pode fazer com que ela perca eficácia após 5 anos .
Para evitar males maiores, é preciso estar muito atento aos seguintes sinais:
Se necessitar de mudar a correia dentada do seu veículo, a Endado é o melhor local para o fazer, pois aqui encontra a melhor e mais vasta gama de peças sobresselentes, a um preço imbatível.